Filmes: longas, curtas e documentários
- linguagensporperto
- 28 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de jul. de 2020
"O Cine África é um cineclube que tem como principal objetivo difundir a produção audiovisual realizada no continente africano. O projeto surgiu em 2019 dentro da programação do Circuito Saladearte em Salvador (Bahia), vinculado à Mostra de Cinemas Africanos. Em tempos de isolamento social, decidimos realizar o Cine África – Em Casa, permitindo que continuemos com o nosso objetivo de aumentar o repertório do público brasileiro de filmes de cineastas africanos(as). A programação digital abarca inicialmente os meses de maio, junho e julho. Todas as informações estão em www.mostradecinemasafricanos.com
O Cine África é uma realização da Mostra de Cinemas Africanos em parceria com o Circuito Saladearte, e é coordenado por Ana Camila Esteves, Jusciele Oliveira e Morgana Gama.
Acesso aos filmes e discussões:
O IMS - Instituto Moreira Sales criou o Programa Convida, como forma de enfrentamento da pandemia.
O espaço virtual reúne obras de diversas/os artistas convidadas/os. São vozes de todas as regiões do país protagonizando performances, filmes de curta metragem e expondo fotografias, entre outros formatos.
O IMS é uma grande referência da cultura nacional. Esta realmente é uma oportunidade de conhecer o que há de melhor na arte contemporânea brasileira.
Para começar, indicamos o curta República, produção, atuação e direção de Grace Passô. Uma experiência muito bem vinda neste momento!
Muitos streamings estão abertos para navegação gratuita. Estamos atentas/os para compartilhar tudo com vocês! ;)
Afroflix
"AFROFLIX é uma plataforma que disponibiliza conteúdos audiovisuais online com uma condição: aqui no AFROFLIX você encontra produções que possuem pelo menos uma área de atuação técnica/artística assinada por uma pessoa negra.
São filmes, séries, web séries, programas diversos, vlogs e clipes que são produzidos OU escritos OU dirigidos OU protagonizados por pessoas negras."
O Festival Varilux de cinema francês 2020 disponibiliza 50 filmes:
O A La Carte Cine Belas Artes está aberto para acesso a dezenas de filmes nacionais e estrangeiros:
Também a rede de cinemas Medeia Filmes, de Portugal, abriu sua página com seção especial para a quarentena:
Curtas premiados
O Cine Metrópolis criou a seção "Curta em casa", oferecendo acesso gratuito a filmes de curta metragem muito bem avaliados.
Indicação valiosa da profa. Fernanda Lunkes:
A LI de Linguagens da UFSB se destaca também pela oferta de alguns componentes que se afastam das disciplinas comumente ofertadas em cursos tradicionais. Um deles é o componente curricular "Contação de histórias".
Pensando nisso, sugerimos o filme "O contador de histórias" (2009, direção de Luiz Villaça). O filme conta a história real de Roberto Carlos Ramos, que cresce na Febem da capital mineira e cuja vida é transformada a partir do contato com uma pedagoga francesa.
Para quem gostar do filme, fica a sugestão do artigo "O filme O Contador de Histórias e as lições da pedagogia do amor", da professora Denise Azevedo Duarte Guimarães, cujo objetivo, nas palavras da autora, é "focalizar a visibilidade cinematográfica da autobiografia que serviu de texto-fonte ao filme, com aporte em teorias da narrativa, de estudos de cinema e das teorias da adaptação, bem como em teorias educacionais; com ênfase não só no processo tradutório do livro, mas igualmente em seu propósito pedagógico e na construção da cidadania.". (Acesse: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200015)
--

Sugestão da Profa. Angela Ignatti
Minha sugestão é um documentário média-metragem (50 min) muito bom, chamado Terra Sem Males. Não vou dar muito spoiler aqui, mas trata-se de um documentário sobre as Missões jesuíticas, na província de Missiones que fica na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina e vai narrar a história do povo Guarany no enfrentamento e adaptação aos invasores europeus. O processo de destruição da cultura indígena e uma nova visão sobre os Guaranis Missioneros é contada por três jovens: um cacique guarani, Vhera Poty; um viajante gaúcho, Leonardo Machado, do Rio Grande do Sul; um argentino, Axel Monsu, produtor de audiovisual nascido e criado na região de Missiones. O documentário vai trazer uma aventura de volta…
Sugestão da Prof. Cláudia Pungartnik
Esta é uma ótima dica para quem tem internet em casa, mas não quer pagar nada no serviço de streaming. A dica é assistir filmes e séries online nos sites TOPFLIX e POP CORN TIME.
A sugestão de hoje está no site TOPFLIX. É uma série incrível que andou fazendo o maior sucesso ano passado e já se tornou um clássico.
Chernobyl conta a história real de uma explosão na Usina Nuclear de Chernobyl que dizima um cidade e acaba por se tornar o maior desastre nuclear da história. Este seriado incrível que prende o expectador do início ao fim, tenta ser fiel aos fatos relatados por pessoas que viveram na cidade naquele momento e…