Em qualquer condição, ou na maior parte delas, manter o hábito da leitura pode ajudar a construir caminhos.
A profa. Keila Araújo selecionou alguns livros para compartilhar com vocês:
O futuro não está à venda, Ailton Krenak. O intelectual indígena, ambientalista, professor e escritor convoca a população mundial a pensar: “O mundo não pode parar. E o mundo parou. [...] Essa dor talvez ajude as pessoas a responder se somos de fato uma humanidade. Nós nos acostumamos com essa ideia, que foi naturalizada, mas ninguém mais presta atenção no verdadeiro sentido do que é ser humano."
Ideias para adiar o fim do mundo, também do Ailton Krenak. O livro reflete sobre o
equívoco de se pensar a humanidade como existência separada da natureza.
Eu sou Atlântica, sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. Alex Ratts. O livro traz um biografia bastante sensível à importância de Beatriz Nacimento para as novas epistemologias como espaço conquistado para estudo da cultura e conhecimento de autoria negra-brasileira.
Triste fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto. Esse clássimo da literatura brasileira traz uma alegoria crítica e tragicômica sobre os riscos do nacionalismo que ignora ou desconhece as tramas dos podres poderes.
Literatura de autoria negra
Devido a séculos de apagamento intelectual da população negra no Brasil e no mundo, para lembrarmos de obras e escritoras/es negra/os precisamos buscar na memória e, por muitas vezes, pesquisar. Os espaços mais comuns da internet oferecem dados sobre os mesmos livros sempre. É um pouco difícil encontrar referências contemporâneas, principalmente.
Para atender a essa nossa necessidade de leitura antirracista, o blog Letras Pretas é uma fonte segura e diversificada. Esse fica nos favoritos!
A profa. Ana Cristina também tem uma ótima indicação:
Neste link a Editora Parábola disponibiliza uma aba específica dos e-books gratuitos da área de língua portuguesa:
Sugestão da Professora Cláudia Pungartnik:
Alguns livros são marcantes por celebrar a vida relatando a decadência. O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald é um dos livros mais importantes do século 2o e foi consagrado pela crítica. Foi adaptado para o teatro e para o cinema com grande sucesso.
Esse romance símbolo da decada de 20, dos anos do jazz, foi publicado em 1925 e critica o cinismo da alta sociedade nos EUA antes da Grande Depressão.
Aqui o pdf gratuito do livro:
A profa. Angela Ignatti selecionou alguns títulos singulares para leitura e ensino de literatura:
Recomendo especialmente aqui algumas obras publicadas pela editora Companhia das Letras. Para o Ensino Médio: Seara Vermelha, de Jorge Amado, Na Minha Pele, de Lázaro Ramos e Meu Quintal é Maior que o Mundo, de Manoel de Barros, os qual acompanham
Manual para o Professor. Disponível em https://www.companhiadasletras.com.br/pnld2018/. Lá no site vocês poderão ler uma breve resenha da obra e todas as dicas de trabalho com os estudantes.
Para Ensino Fundamental II as dicas são: Amor nos tempos do Blog, de Vinicius Campos; A menina sem palavra, De Mia Couto e O Menino Negro, de Camara Laye. Todos os três acompanham guia de leitura para e videoaula voltdas para o professor, estão disponíveis em https://www.companhiadasletras.com.br/pnld2020/.
Nesses links você poderão encontrar outras obras literárias maravilhosas bem como os respectivos materiais didáticos, os quais podem ser baixados e depois lidos ou assistidos por vocês mesmo sem acesso a internet.